sexta-feira, 11 de março de 2011

Estamos trocando o ouvir pelo ver?


       Em um mundo de facilidades que estamos vivendo, não há mais tempo para o ouvir? Afinal, ouvir demanda tempo, esforço ,concentração e compreensão. Nossos ouvidos estão ficando destreinados?

     Queremos ver muitas coisas, queremos ver novidades instantaneamente. Conversamos hoje por meio de scraps, emails, twitter, mensagens através de um aparelho que era para falar e ouvir etc. Quase não ouvimos mais, estamos usando mais um sentido do que outro? Não sei. O fato é que me peguei pensando sobre a palavra  de Deus que diz:

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" Romanos 10:14

      Pense comigo, por que Deus não deixou uma imagem dele mesmo, não seria mais fácil, ver Deus? Quando o povo no Êxodo fez um bezerro de ouro, não seria o momento ideal para Deus satisfazer o seu povo com a sua imagem? Afinal, eles só queriam ver, com base naquilo que temos visto por ai o que você acha? É muito mais fácil levantar um altar e dizer ai está Deus, cultuar, fazer oferendas, ter uma foto dEle na carteira para beijá-la de vez em quando, mostrar para nossos amigos a foto do nosso Deus, ter alguns adereços, tipo o cajado ungido dentro de casa para espantar mau olhado, e para afastar espíritos maus, e por ai vai, e que tem ao alcance de todos em muitas igrejas, em troca de uma “oferta”. Com certeza Deus nos conhece, conhece nossa natureza  do que fomos feitos, e de como fomos contaminados, com certeza não era isso o que Deus queria, Ele queria relacionamento, falar e ser ouvido.
      Era assim no início lembra? Adão e Eva ouviam a Deus, porém VIRAM e ouviram a Satanás em forma de serpente, e a história você já sabe no que deu, foram desprogramados.
O engraçado amados, não sei se você reparou, como se proliferam imagens tanto de santos, como de entidades (demônios), é só passar em uma igreja católica  ou em uma casa de umbanda que você vai ver.
Nosso relacionamento com Deus está baseado no ouvir e não no ver. Nossa fé será gerada no ouvir e não no ver,  "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17. Somos ovelhas que ouvem a voz do Pastor, ovelhas não precisam ver o pastor para obedecer.
      Não devemos trocar o ouvir pelo ver. "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo". João 2:16.
     Fomos programados para ouvir a Deus, "quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus". João 8:47
       Jesus tinha uma multidão que queria ver seus milagres, porém poucos que o ouviam. O jovem rico preferiu continuar a ver suas riquezas materiais, do que ouvir a mensagem espiritual de Jesus. Jesus teve um discípulo que também queria apenas ver : Tomé, e ele teve que ouvir da parte de Jesus o seguinte: Porque me viste creste. Bem-aventurados os que não viram e creram.      Fico também a pensar que o legal disto tudo, é que Deus nos vê, isto é fato, mas responde e atende aquilo que Ele ouve: nossas orações.     Nada contra o ver em "bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus"Mateus 5:8
      Cuidemos ao cultuar a Deus, vamos a casa dEle para ouvirmos ele falar, para que Ele ouça nossa adoração, não para vermos o culto. Pensemos nisto e continuemos a ouvir Deus falar, deixe seus ouvidos abertos.

Na paz do Messias e até a próxima.
Pra. Fárida.

2 comentários:

  1. Nossa! E como ouvir é difícil! Experiência própria. Alguém já disse “Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”. Ou seja, não basta o silêncio de fora. É preciso o silêncio de dentro. Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que Deus tem a dizer sem logo dar palpite, sem misturar o que Ele diz com aquilo que a gente quer e tem a dizer. Acredito que no fundo, nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância: no fundo, é tudo vaidade...
    Adorei o post! É para pensar e pensar e mudar e mudar...

    Beijobeijo!
    =)

    ResponderExcluir
  2. 'Nosaa! É a mais pura verdade os jovens de hoje em dia só querem curtir! na verdade Viver para o satánas!Nos jovens devemos ter a concientização do que fazemos para começar a agir como gente ou seja:pensar em coisas certas e pelo menos tentar levar a vida em diante.. e principalmente crêr em DEUS nosso pai que sempree nos ajuda e SEMPREE vai fazer coisas ÓTIMAS em nosas vidas!
    Nós realmente pricisamos a aprender a ouvir mais!! É como nossa mãe fala: filho nao faça isso por que vai dar errado e nós falamos 'NOSSA! mãe nada aver eai vamos fazer....Depois nós quebramos a cara e temos a capacidade de falar ai você nao me ama..Quando será que vamos aprender a ouvir mais?Por que nós jovens teimamos para ir para a igreja? se sabemos que nós estamos sofrendo no mundo? cara DEUS pode mudar a nossa vida e transformar ela em uma coisa MARAVILHOSAA!Quando DEUS fala não para nós.. pode ter certeza que ele está fazendo a coisa certa!!SAbe oque eu queria sabe é por que que nós queremos julgar a DEUS é essa a pergunta que não quer calar!!Etão vamos fazer o IMPOSSIVEL para nós cada vez mais se aproximar de DEUS por que eu nao quero ficar para trás ! e você quer ficar? JESUS está voltando e isso não vai demorar entao vamos aprender a escutar mais a DEUS! se DEDIQUE MAIS ABRA O SEU CORAÇÃO mais e se deixe levar pelo o AMOR e a paz do nosso senhor JESUS CRISTOO ! E NÃO SE ESQUEÇA ESTE ANO E O ANO DA EXCÊLeNCIA!! então vamos fazer tudo em EXCÊLENCIA para DEUS por que também queremos tudo em EXCÊLENCIA! AMÉM

    ResponderExcluir